sexta-feira, 27 de março de 2009

O Ateísmo Como Falta de Investigação

Segundo Deus, o ateísmo é fruto de uma negligência em investi-gar as evidências da Sua existência. Se o homem usar a sua capacidade intelectiva e examinar as coisas criadas, chegará à inelutável conclusão: Existe um Criador. No entanto, o que Deus critica nos ateus é a predisposição em rejeitar a ideia de um Deus que lhes deu existência. Por isso, Deus afirma no Salmo 14.2: "O ímpio não investiga, todas as suas cogitações são: Não há Deus". Veja-se bem, a repreensão de Deus não está em cogitar na não existência do Criador e sim no fato de TODAS as suas cogitações serem de que Deus não existe. Eles simplesmente descartam a segunda hipótese: Deus existe. No entanto, a natureza, a revelação geral de Deus à humanidade, é indício suficiente para se chegar à conclusão de que existe um Deus Criador. Essa é uma das pedras fundamentais, o mínimo, mas não o bastante, para fé que possibilite uma aproximação de Deus. Nesse sentido, Hebreus diz: "É necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que Ele existe e que é premiador daqueles que o buscam" (Hebreus 11.6). Então, não é suficiente crermos na Sua existência, é necessário acreditarmos também que vale a pena buscar ao Senhor, que Ele é bom e quer nos abençoar. Muitos crêem Nele, mas não saem da inércia para buscá-lo. Isso, provavelmente, traduz uma descrença na bondade do Senhor (Algumas pessoas, por mais que crêem na existência do Ser supremo, não se animam a buscá-lo com todas as suas forças, pois quem busca algo demonstra que isso é, para ele, importante ou valioso). A fé bíblica é muito mais do que uma mera crença na existência divina, é um provar ou experimentar da bondade divina: "Provai e vede que o Senhor é bom" (Salmo 34.8). Crer na existência e na bondade divinas tem como pressuposto contemplar as suas obras e perceber, para além das adversidades e problemas, nessas obras a generosidade do Criador. Então, uma fé básica que agrada a Deus requer esses dois requisitos: Crer que Ele existe e que há recompensa em buscá-lo (ou seja, crer que Deus é bom e que vale a pena buscá-lo). E esses dois requisitos podem ser alcançados com apenas um exame atento e diligente da natureza criada, que testifica do Deus criador. E aqui está, conforme já expusemos, a raiz do ateísmo, pois não fazem tal exame (o próprio Deus o afirma). O próximo passo é buscar a Deus. Daí, o Próprio Senhor se encarrega de permitir que se o ache. Ele diz: "Aquele que me busca de todo o coração me achará". E, como o ser humano é racional, precisa de uma substância racional que alimente o seu espírito e lhe possibilite o conhecimento de Deus. E, sabemos que Deus, pelo Seu Espírito Santo, convence o intelecto humano da veracidade e fidelidade da Bíblia Sagrada e que é a fonte por excelência desse alimento racional espiritual. Ela nos revela a verdade sobre o Homem, o porquê do seu atual estado; sobre Deus e a sua natureza ou essência divina e o seu plano de salvação para o Homem. No entanto, para o ser humano ter a revelação especial (a Palavra de Deus revelada pelo Espírito Santo), pode ser necessário uma abertura sua para refletir primeiramente sobre a própria existência, sobre a natureza, enfim, sobre o sentido da vida (a revelação do Criador na sua criação). Desse modo, se alguém não crer em Deus, não pretendemos convencê-lo, pois essa tarefa deve ser própria. Eis a razão: cabe a cada pessoa, individualmente, investigar o mundo ao seu derredor e chegar à conclusão mais importante, entendemos, da sua curta existência sobre a face da Terra: Deus existe. Podemos, sim, tentar ajudar essa pessoa a perceber a bondade de Deus, a sua justiça e o seu amor para com os homens. Um abraço a todos!

4 comentários:

  1. 'Se o homem usar a sua capacidade intelectiva e examinar as coisas criadas, chegará à inelutável conclusão: Existe um Criador'

    concordo que existe um criador, e ele se chama seleção natural :D

    abraço

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo blog, Gilmar. É uma benção levar a palavra de Deus aos outros!
    Que o poder do Espírito Santo toque todos os leitores desse blog. A palavra de Deus preenche nossas vidas e nossos corações!Que Deus te abençoe, hoje e sempre!Amém

    ResponderExcluir
  3. Caro Lisardo, pelos conhecimentos da Biologia, na Teoria da Seleção Natural não se advoga que a seleção natural crie algo e sim que só elimine o que já existe. Por exemplo, se houverem duas espécies "A" e "B" e, se "A" não ser apta a um certo ambiente, for suprimida por "B" ou por outro motivo qualquer, "A" seria extinta, desse modo, pela seleção natural, restando "B". No entanto, só é possível selecionar se houver(m) alguma(s) coisa(s) para ser (em) selecionada (s). Em outras palavras, a seleção natural não explica como surgiu a espécie "A" e nem como surgiu "B", só explica como desapareceu "A" (por não estar adaptada a determinado meio ou ser vítima da concorrência de outra espécie). Desse modo, insistimos na possibilidade de um Criador inteligente, pois até um "simples" átomo é extremamente complexo e tem um funcionamento inteligente e não cremos que tudo veio do acaso. Antes, optamos por atribuir a glória pela criação ao nosso Deus criador. Um abraço!

    ResponderExcluir
  4. Caro Daniel, a paz do Senhor! Tudo provém da misericórdia e graça de Deus que tem nos sustentado e iluminado pela sua maravilhosa Palavra por intermédio do seu bendito Espírito Santo.Ele é que fez possível esse blog para difundir a sua luz e a sua salvação. Que o seu plano se concretize em nossas vidas. Um abraço!

    ResponderExcluir