sexta-feira, 17 de abril de 2009

Comentário 2

Que semelhança têm a sol e a lua com Cristo e a Igreja?
• A Lua não tem luz própria, ela reflete a luz do Sol, que, por sua vez, tem luz própria. Assim a Igreja, não tem glória de si mesma, pois reflete a de Cristo.
• Evita-se olhar para o Sol no seu máximo resplendor, mas não se tem maiores dificuldades de se mirar a luz da Lua. Assim também Cristo, poucos conseguem vê-lo na sua majestade plena, mas a luz de Cristo é vista de forma pálida na Igreja.
• No eclipse solar, a Lua oculta o Sol e não permite que se veja o Sol, parcial ou totalmente, e nem que se veja a sua luz nela refletida. Quando a Igreja não se limita a ser apenas uma agência que manifesta Cristo, pretendendo o substituir, o mundo fica em trevas espirituais.
• No eclipse lunar, a Terra se interpõe entre o Sol e a Lua e impede que a luz do Sol chegue à Lua e esta fica oculta sob a sombra da Terra, na escuridão, às vezes, quase que total. Há momentos em que a Igreja deixa que este mundo sirva de obstáculo à luz de Cristo e esta não incide em si, e é nesses momentos que se vê claramente que a Igreja não tem luz própria e só pode refletir a de Cristo. Se ela não estiver voltada para o Noivo, sem nada que impeça de fitá-lo fica escurecida.
• Na noite escura, a Lua não deixa as trevas reinarem completamente, pois reflete a luz do Astro-Rei. Assim também a Igreja, pois enquanto o mundo se recusa a contemplar o Salvador para nascer-lhe o Dia perfeito, a Igreja que está voltada com a sua face para Cristo é a luz do mundo, manifestando a luz do Sol da justiça , Cristo (“Mas para vós outros que temeis o meu nome nascerá o sol da justiça, trazendo salvação nas suas asas” Malaquias 4.20).
• A teoria do heliocentrismo (a qual ensina que o Sol é o centro, em volta do qual giram a Terra e a Lua) é verdadeira, pois, assim como o Sol é o centro e a Terra e a Lua orbitam ao seu redor, assim também a Igreja e o Mundo ainda estão sob o domínio do seu poder. A Palavra de Deus diz que Jesus sustenta todas as coisas pela palavra do seu poder.
• Enquanto o Sol domina o dia e a Lua, a noite, a Igreja ilumina este mundo, esperando que o Sol da justiça nasça, trazendo o Dia perfeito. “Vão passando as trevas, e já a verdadeira luz alumia” (1João 2.8).
• Sem a luz do Sol não haveria vida na face da Terra; sem Cristo, que é a Vida, só há morte espiritual. A Lua, por sua vez, ao refletir a luz do Sol, permite que haja fotossíntese à noite; Assim, a Igreja também é fonte de vida, ao revelar Cristo em si para o mundo na grande noite espiritual que este mundo está passando.Obs.: O entendimento acima transcrito, a respeito de o Sol e a Lua serem tipos de Cristo e da Igreja, se tornou mais evidente quando, no dia 23 de Maio de 2008, sexta-feira, ao chegar em minha casa de noite, olhei para a Lua e vi um arco-íris ao seu redor e, então glorifiquei a Deus pela visão tão linda que via. Ao entrar em casa, me veio a inspiração sobre o assunto e comecei imediatamente a escrever o que me vinha ao coração. Sobre o arco-íris, entendi que Deus estava falando sobre a Nova Aliança (Se levarmos em conta o significado da decomposição da luz, formando o arco-íres, a Aliança com Deus implica em conhecê-lo intimamente.) que o Senhor Jesus fez com a sua Igreja. A eterna Aliança de Deus envolve o seu povo, aleluia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário