terça-feira, 21 de julho de 2009

Está GÊNESIS 1 de acordo com a CIÊNCIA ATUAL?

“Algumas pessoas ficam surpresas ao descobrir que os registros científicos dos eventos da criação estão completamente de acordo com o relato do Gênesis. Para compreender isso completamente, é importante reconhecer o marco de referência de Deus – “sobre a face das águas” (Gn 1.2).

Passo 1 (Gênesis 1. 1,2)

“NO princípio criou Deus os céus e a terra. E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas”.

É particularmente importante reconhecer a presença do “Espírito de Deus” sobre a “face das águas”. Este marco de referência será importante na consideração dos demais passos do Gênesis.

A ciência diz: Houve um princípio do tempo, espaço e da matéria, de acordo com a relatividade geral, que foi proposta pela primeira vez por Albert Einstein em 1915, e que foi finalmente verificada por Penzias e Wilson, Smoot, e muitos outros cientistas depois disso. A ciência também indica que o estado inicial de um planeta como a Terra seria “o vazio e o vácuo”.

Passo 2 (Gênesis 1. 3)

“E disse Deus: Haja luz; e houve luz”.

Por estar o Espírito de Deus sobre a “face das águas”, esta referência indica que a luz tornou-se visível, da posição estratégica de Deus – em outras palavras, na superfície do oceano.

A ciência diz: A luz por todo o universo teria estado disponível muito tempo antes do desenvolvimento da Terra. No entanto, quando consideramos a linguagem da Bíblia, a ciência concordaria com Gênesis 1.3 – de que o passo seguinte do desenvolvimento, da posição estratégica da superfície da terra, seria que os densos gases se tornariam translúcidos, permitindo que uma pequena quantidade de luz alcançasse a terra. Esse passo é vital para a fotossíntese, necessária para a vida vegetal.

Passo 3 (Gênesis 1. 6,7)

“E disse Deus: Haja uma expansão no meio das águas, e haja separação entre águas e águas. E fez Deus a expansão, e fez separação entre as águas que estavam debaixo da expansão e as águas que estavam sobre a expansão; e assim foi”.

A ciência diz: O passo seguinte no desenvolvimento seria que a água aquecida iria evaporar para as nuvens. Isto estabeleceria o ciclo hidrológico, que é necessário para a vida.

Passo 4 (Gênesis 1. 9,10)


“E disse Deus: Ajuntem-se as águas debaixo dos céus num lugar; e apareça a porção seca; e assim foi. E chamou Deus à porção seca Terra; e ao ajuntamento das águas chamou Mares; e viu Deus que era bom”.

A ciência diz: O passo seguinte do desenvolvimento planetário seria o de pesada atividade vulcânica e sísmica, que teria provocado a criação dos continentes e outras porções de terra, em uma proporção de 30% de terra – ideal para a vida.

Passo 5 (Gênesis 1.11)

“E disse Deus: Produza a terra erva verde, erva que dê semente, árvore frutífera que dê fruto segundo a sua espécie, cuja semente está nela sobre a terra; e assim foi”.

A ciência diz: De todas as formas de vida mencionadas na narrativa da criação da Bíblia, a vegetação seria o passo seguinte. Luz, água e as grandes quantidades de dióxido de carbono que estavam todas presentes na terra primitiva teriam definido a etapa para a vida vegetal.

Passo 6 (Gênesis 1. 14-18)

“E disse Deus: Haja luminares na expansão dos céus, para haver separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais e para tempos determinados e para dias e anos. E sejam para luminares na expansão dos céus, para iluminar a terra; e assim foi. E fez Deus os dois grandes luminares: o luminar maior para governar o dia, e o luminar menor para governar a noite; e fez as estrelas. E Deus os pôs na expansão dos céus para iluminar a terra, E para governar o dia e a noite, e para fazer separação entre a luz e as trevas”.

A ciência diz: À medida que a vida vegetal liberava oxigênio (juntamente com outros fatores), a atmosfera foi se tornando transparente, até o ponto em que o sol, a lua e as estrelas ficarem visíveis desde a superfície da terra. (anteriormente a esta época, os gases densos permitiam a passagem de um pouco de luz, mas não a visibilidade dos corpos celestes).
Uma vez mais, é importante recordar que o marco de referência está sobre a face das águas.
Alguns opinam que uma interpretação literal da Bíblia indicaria que o sol, a lua e as estrelas foram criados durante este passo (quarto dia). Isto faria pouco sentido para um cientista. A terra deveria ter a luz do dia e o período da noite (e deveria girar) para ter um dia ou uma tarde e manhã – tudo isso exigiria um sol. Uma solução para este dilema está em reconhecer que a Bíblia afirma que os céus foram criados no primeiro dia. Não há nada na linguagem do quarto dia que exigisse a criação desses corpos celestes no quarto dia – eles já poderiam ter sido criados previamente.
Nós também descobrimos que a palavra hebraica que significa “fez” no quarto dia – asah – que normalmente significa produzir ou manufaturar, também poderia ter significado “fez surgir”, o que se encaixaria melhor no contexto. Em primeiro lugar, devemos considerar que a Bíblia nos diz a razão porque os corpos celestes “surgiram” – para marcar “tempos determinados e para dias e anos”

(OU SEJA, O SOL, A LUA E AS ESTRELAS PASSARAM A APARECER NO CÉU, PARA SEREM VISTOS DO PONTO DE REFERÊNCIA (QUE É A SUPERFÍCIE TERRESTRE), PARA SERVIREM DE SINAIS PARA A DEMARCAÇÃO DAS ESTAÇÕES, ÉPOCAS E ANOS, SOMENTE NO QUARTO DIA, EXISTINDO, NO ENTANTO, DESDE O PRIMEIRO DIA – QUANDO FOI CRIADA A LUZ!).

Passo 7 (Gênesis 1. 20, 21) (Aqui, faço uma observação importante: os vegetais absorvem o dióxido de carbono - CO2 e liberam o oxigênio - O2, que em quantidade demasiada pode matá-las. Portanto, antes de a atmosfera se saturar de oxigênio e no momento em que tivesse menos CO2 - a quantidade máxima tolerável aos animais, era necessário surgir os animais para consumir o O2 liberado pelas plantas e liberar o CO2 para as plantas utilizarem e continuarem vivas. Assim, tanto as plantas e o animas continuariam vivos sem ser destruidos pelo O2 em demasia - as plantas - e o CO2 em demasia - os animais, garantindo um equilíbrio)

“E disse Deus: Produzam as águas abundantemente répteis de alma vivente; e voem as aves sobre a face da expansão dos céus. E Deus criou as grandes baleias, e todo o réptil de alma vivente que as águas abundantemente produziram conforme as suas espécies; e toda a ave de asas conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom”.

A ciência diz: Os seguintes, na linha de desenvolvimento lista na Bíblia, foram as criaturas do mar, seguidas pelas aves.

Passo 8 (Gênesis 1.24)

“E disse Deus: Produza a terra alma vivente conforme a sua espécie; gado, e répteis e feras da terra conforme a sua espécie; e assim foi”.

A ciência diz: A seguir, entre as criaturas da Bíblia, vieram os animais terrestres.

Passo 9 (Gênesis 1. 26)

“E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra”.

A ciência diz: A última criatura a aparecer sobre a Terra foi o homem.


Passo 10 (Gênesis 2.2)

“E havendo Deus acabado no dia sétimo a obra que fizera, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito”.

A ciência diz: Não poderia ter havido mais criação (a primeira lei da termodinâmica).

Nenhuma cultura na face da terra compreendeu os eventos da criação do universo naquela época. Mas se considerarmos somente a citação dos dez eventos da criação, verificaremos que as probabilidades de adivinhar aleatoriamente os passos e a sua seqüência são de aproximadamente uma chance em quatro milhões”.


Texto extraído do livro “Examine as Evidências ”, de Ralfh O. Muncaster, editora CPAD, Rio de Janeiro, 2007. VALE A PENA LER ESSE LIVRO!

Um comentário: