terça-feira, 17 de agosto de 2010

A Luz e a Palavra

A luz tem um significado espiritual na Bíblia: tipifica a própria Palavra de Deus ("Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho"), ao próprio Deus (seus atributos essenciais: "Deus é luz e nele não há trevas nenhumas") e também aos que são verdadeiros discípulos de Cristo ("Vós sois a luz do mundo"), pois revelam o caráter de Cristo em si mesmos e levam a mensagem do evangelho aos que estão em trevas espirituais.
.
Sem a luz não há a fotossíntese. Sem a fotossíntese, as plantas não crescem. Sem crescimento não geram frutos e não se reproduzem.
.
Assim também somos nós: sem a Palavra de Deus, não temos vida espiritual e crescimento. Sem o crescimento espiritual, não geramos bons frutos e não temos descendentes espirituais.
.
Que a Palavra de Deus venha sempre iluminar e mostrar os perigos no caminho para todos nós. Assim como somente com a luz conhecemos o mundo exterior, pois sem ela não vemos nada, também somente por intermédio da Palavra de Deus conhecemos a verdade sobre o mundo espiritual e sobre a verdade de Deus e a origem de tudo.
.
O justo tem cada vez mais a luz de Deus na sua mente, mas muitos não permitem que a luz de Deus lhes ilumine:
.
"Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito. O caminho dos ímpios é como a escuridão; nem sabem em que tropeçam". (Provérbios 4.18-19).
.
A Palavra de Deus nos desvenda os mistérios de tudo o que precisamos para discernirmos o bem e o mal e para andarmos com segurança para o Céu, sem tropeçarmos e cairmos no caminho. Como diz o Salmo: "Lâmpada para os meus pés é a tua Palavra e luz para o meu caminho". Quando diz que é "lâmpada para os meus pés" e, logo após, diz "luz para o meu caminho" não está simplesmente repetindo a mesma coisa de forma diferente..
Quando diz: "lâmpada para os nossos pés": É que a Palavra nos mostra como agirmos hoje, agora, não deixando que caiamos em algum buraco, precipício ou armadilha do inimigo de nossas almas, e também nos mostra aonde vai dar o nosso proceder, se continuarmos caminhando na mesma direção, se continuarmos agindo do mesmo modo, pois, às vezes, parece que não há consequência nenhuma para o presente, mas poderão nossas ações nos levar a ter consequências futuras, por isso a Palavra é "luz para o nosso caminho".
.
No entanto, nossa vereda (caminho) é cada vez mais iluminada como a luz da aurora (o nascimento do sol) somente quando cremos e conhecemos a Jesus, o Sol da Justiça:
.
"Mas para vós, os que temeis o meu nome, nascerá o sol da justiça, e cura trará nas suas asas." (Malaquias 4.2).
.
Que a Palavra de Deus, que irradia luz espiritual em nosso caminho, dando sentido, beleza e segurança à nossa vida, continue iluminando cada vez mais a nossa mente. Um Abraço a todos os leitores do blog e fiquem na paz e na graça do Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário