domingo, 9 de agosto de 2009

O Deus do Antigo Testamento é Diferente do Deus do Novo?

ACUSAÇÃO DE CONTRADIÇÃO NA BÍBLIA, LISTADA POR UM CÉTICO:
12) Acusação de que o Deus do Antigo Testamento é diferente do Deus do Novo Testamento. O do Novo seria um Deus só de amor e o do Antigo seria um Deus “mau”.

a) UMA RESPOSTA CRISTÃ:

O Deus de amor é só do Novo Testamento? Podemos também ver esse Deus de amor do NT no AT. Por exemplo: Quando vemos o cuidado de Deus com o primeiro casal desobediente, ao lhes vestir e prometer a restauração por meio de uma semente vitoriosa da mulher; Ao demonstrar a sua misericórdia para com o assassino (fratricida) Caim, colocando-lhe um sinal para que não lhe matassem por vingança pelo seu crime – quando demonstrou arrependimento, pedindo por misericórdia; Ao ordenar aos líderes que construíssem várias cidades de refúgio para os que estavam sendo julgados por crimes graves não serem mortos antes do julgamento; O próprio julgamento era um gesto de sabedoria e de justiça, pois se afastava a irracionalidade e paixão do povo ao executarem alguém que fosse acusado de algum crime (nos povos ao redor famílias inteiras eram dizimadas por um processo de vingança infindável: se alguém da família “A” matasse um de uma família “B”, outro da família “B” matava uma segunda pessoa da família “A”, e, assim por diante, até as duas famílias serem dizimadas). Quando Deus instituiu a pena de morte, estava evitando os processos de vingança e satisfazendo o anseio por justiça daquela cultura, em especial, pois, fazendo assim, estava desestimulando a vingança privada e entregando o juízo a um elemento imparcial, que é o Estado (quando as partes decidem, são parciais e, por isso, tendem a cometer injustiças mais facilmente).

Outro exemplo da bondade de Deus no AT: Em meio ao juízo do dilúvio, Deus salvou oito pessoas que entraram na Arca (havia uma porta de salvação, mas as pessoas não aceitaram a salvação). Quando Deus destruiu Sodoma, havia um justo com suas duas filhas (poderia haver mais pessoas salvas, mas quando Ló chamou os seus genros, eles não deram crédito a ele. A mulher de Ló não ouviu a voz de Deus porque o seu coração estava apegado a Sodoma e, mesmo o anjo pegando em sua mão para lhe salvar, olhou para trás). Quando Deus salvou o povo de Israel do Egito, saiu um misto de gente junto e seguiu a Moisés porque essas pessoas viram o poder de Deus. Quando Deus destruiu a Jericó, Deus salvou uma prostituta, a qual se tornou uma ilustre participante da genealogia dos reis de Israel e do Messias. No que diz respeito à Nínive, Deus deixou de destruir uma cidade inteira, pois se arrependeram dos seus maus caminhos (o profeta Jonas gostaria que Deus, destruísse Nínive devido à inimizade que havia contra o seu povo, Israel, mas Deus que é misericordioso e tem um grande amor pelas obras de suas mãos, não destruiu a cidade, perdoando aos ninivitas).

Temos que ler o Antigo Testamento com a ajuda de Deus e com muita humildade. Se buscarmos, veremos ali o amor e a justiça de Deus. A justiça no Novo Testamento também se manifesta, por exemplo, no caso de Ananias e Safira (este casal foi fulminado por Deus ao usar de engano na casa de Deus). Além disso, vemos o juízo no Novo Testamento também em Apocalipse, mas vemos que um povo escapará do juízo pelo amor (a todos quantos quiserem e aceitarem ser libertos dos seus pecados pelo sangue de Jesus).

Vemos, portanto, que, em meio ao juízo, Deus demonstra o seu amor e misericórdia. NÃO HÁ DOIS DEUSES: Um justo no AT E outro bonzinho no NT. É o MESMO Deus de AMOR e JUSTIÇA. Aqueles que acham que alguém não pode ter amor e justiça em uma mesma pessoa não conhecem o amor e a justiça verdadeiros em suas vidas.

2 comentários:

  1. Mas, Gilmar, a doutrina dos profetas é diferente no AT e no NT. Moisés no AT diz: "Não comereis carne de porco ou de ostra, etc." enquanto Jesus diz: "Não é o q vem de fora que te imunda mas os pecados de dentro". Quem está correto? Moisés disse que poderia haver carta de divórcio. Jesus proíbe o divórcio. Moisés diz: "Não cometerás adultério" e Jesus diz: "Aquele q olhar p/ uma mulher e tiver mal desejo sobre ela já cometeu adultério em seu coração" Quem está correto? Um deles apenas, está claro q são dois Deuses.

    ResponderExcluir
  2. Rodrigo, não são dois deuses, mas duas dispensações diferentes oriunda do mesmo Deus.
    a 1ª preparou o mundo e os servos de DEus para a vinda do Messias.
    a 2ª revelou o Messias para o mundo e os servos de DEus.
    .
    Dispensação é a forma de Deus se relacionar com o homem por um período determinado.
    São sete dispensações, a saber:
    Inocência,
    Consciência,
    Governo Humano,
    Promessas Patriarcal,
    Lei de Moisés,
    Graça, (Favor imerecido)
    Milênio.
    .
    Entendestes? Elá é progressista em revelar a pessoa de Deus aos homens, pois estes morreriam se fosse revelado tudo de uma vez.

    ResponderExcluir