sexta-feira, 7 de agosto de 2009

A Salvação é Pela Fé ou Pelas Obras?

ACUSAÇÃO DE CONTRADIÇÃO NA BÍBLIA, LISTADA POR UM CÉTICO:
3) “COMO PODEMOS SER SALVOS? Pelas obras? "Verificais que uma pessoa é justificada por obras, e não por fé somente." Tiago 2: 24 Ou pela fé?”

a) UMA RESPOSTA CRISTÃ:
Mais uma vez: Basta ler o CONTEXTO com atenção e temos a resposta: Tiago não pregava o legalismo. Paulo, conforme veremos mais adiante, não pregava o desrespeito com as santas leis de Deus, que revelam o seu caráter justo e santo. Veja o CONTEXTO:
CARTA DE TIAGO
“Mas dirá alguém: Tu tens a fé, e eu tenho as obras; MOSTRA-ME a tua fé sem as tuas obras, e EU TE MOSTRAREI A MINHA FÉ PELAS MINHAS OBRAS” (Tiago 2: 18);
“BEM VÊS que a fé cooperou com as suas obras, e que PELAS OBRAS A FÉ FOI APERFEIÇOADA” (Tiago 2.22).
“VEDES então que o homem é justificado pelas obras, e não somente pela fé” (Tiago 2.24).

PRIMEIRO, Tiago estava se referindo ao fato que SOMOS JUSTOS DIANTE DOS HOMENS (“MOSTRA-ME”, “EU TE MOSTRAREI”, “BEM VÊS”, “VEDES”) por praticarmos as boas obras. Para confirmar, veja o que ele diz:

SEGUNDO, Tiago entendia que uma fé VIVA produzia frutos:
“Mas, ó homem vão, queres tu saber que a fé sem as obras é morta?” (Tiago 2.20). Quer dizer, se tivermos uma FÉ VIVA, ela vai gerar boas obras. O que Tiago defende é que uma fé que pode salvar deve ser VIVA, sendo exteriorizadas diante dos homens por obras. Ele cita ainda o exemplo de ABRAÃO, o nosso pai da fé, que teve a sua fé aperfeiçoada quando agiu de acordo com o que cria.

TERCEIRO, Tiago, a semelhança de Paulo, crê, ainda no novo nascimento: “Segundo a sua vontade, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como primícias das suas criaturas” (Tiago 1. 18). Uma nova criatura faz boas obras por que já é salvo, já foi transformada por Deus, e não faz obras para se salvar.
PORTANTO, devemos entender Tiago como estando ensinando que somos salvos por uma fé viva que está SEMPRE acompanhada de obras, caso contrário, é uma fé morta que não pode salvar.



b) UMA RESPOSTA CRISTÃ:
“COMO PODEMOS SER SALVOS? Pelas obras? .... Ou pela fé? "Visto que ninguém será justificado diante dele por obras da lei...Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé, independente das obras da lei." Romanos 3: 20, 28”

Já falei sobre o aparente legalismo de Tiago. Agora pretendo mostrar a você o quanto o apóstolo Paulo está em harmonia com Tiago. VEJA:

1 Que diremos, pois, ter alcançado Abraão, nosso pai segundo a carne?
2 Porque, SE ABRAÃO FOI JUSTIFICADO PELAS OBRAS (diante dos homens), TEM DE QUE SE GLORIAR, MAS NÃO DIANTE DE DEUS.
3 Pois, que diz a Escritura? Creu Abraão em Deus, e isso lhe foi imputado como justiça (diante de Deus). (Romanos 4);

Enquanto Tiago enfatizava a obras da fé, Paulo enfatizava a fé das obras. No entanto, ambos vêem a FÉ como o que nos justifica diante de Deus. Isso fica claro no fato de que Tiago também cita a mesma passagem das Escrituras Hebraicas:

“E creu Abraão em Deus, e foi-lhe isso imputado como justiça, e foi chamado o amigo de Deus” (Tiago 2.23).

Paulo não ensinava que não se precisavam ver boas obras na vida de um cristão genuíno. O que ele repudiava eram ‘as obras da lei’ (obedecer as leis com o intuito de se salvar) e não ‘as obras da fé’. Note o seguinte:
“Fiel é a palavra, e isto quero que deveras afirmes, para que OS QUE CRÊEM EM DEUS (FÉ) procurem APLICAR-SE ÀS BOAS OBRAS (OBRAS DA FÉ); estas coisas são boas e proveitosas AOS HOMENS (VEJA: ELE NÃO DIZ QUE AS OBRAS SÃO PROVEITOSAS A DEUS, MAS AOS HOMENS, A SEMELHANÇA DE TIAGO)”. (Tito 3.8).


c) UMA RESPOSTA CRISTÃ:

CONTINUAÇÃO da comparação entre o apóstolo Paulo e Tiago:

“Sabendo que a prova da vossa fé opera a paciência” (Tiago 1.3);
“sabendo que a tribulação produz a paciência” (Romanos 5.3).

“o pecado, sendo consumado, gera a morte” (Tiago 1.15);
“Porque o salário do pecado é a morte” (Romanos 6.23).

“Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos” (Tiago 2.10);
"E de novo protesto a todo o homem, que se deixa circuncidar, que está obrigado a guardar toda a lei." (Gálatas 5:3).

“receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam” (I Tiago 1.12);
"a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia .... a todos os que amarem a sua vinda." (II Timóteo 4 : 8).

“Segundo a sua vontade, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como primícias das suas criaturas” (Tiago 1.18);
“"Porque em Cristo Jesus nem a circuncisão, nem a incircuncisão tem virtude alguma, mas sim o ser uma nova criatura." (Gálatas 6.15).

“Há só um legislador que pode salvar e destruir. Tu, porém, quem és, que julgas a outrem?” (Tiago 4.12);
“o que não come, não julgue o que come; porque Deus o recebeu por seu. Quem és tu, que julgas o servo alheio?” (Romanos 14. 3,4).


PORTANTO, SE BEM ENTENDERMOS AS EPÍSTOLAS DE TIAGO E DE PAULO, SÃO PERFEITAMENTE HARMÔNICAS ENTRE SI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário