sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Os Dois Ladrões Insultaram a Jesus? Ou Um Deles se Arrependeu?

ACUSAÇÃO DE CONTRADIÇÃO NA BÍBLIA, LISTADA POR UM CÉTICO:

11) O bom ladrão: Lucas (23:42-43) fala que um dos ladrões se arrependeu. Marcos (15:32) diz que os dois o insultavam”.

a) UMA RESPOSTA CRISTÃ:

Você pergunta as coisas, me dá a impressão, que nem apenas se esforça para entender: a resposta está na sua própria pergunta: “um dos ladrões se ARREPENDEU”!!!

De acordo com Lucas, um dos ladrões teve o coração mudado. A indiscutível diferença do relato de Lucas em relação aos de Mateus e de Marcos, provavelmente, resulta da cronologia dos acontecimentos. Mateus e Marcos registram os fatos ANTERIORES, quando ambos os ladrões lançavam insultos contra Jesus (Mateus 27. 41-44; Marcos 15. 15-27-32). Lucas inicia a história quando um deles, vendo Jesus perdoar os seus executores (Lucas 23. 34), verificou que Jesus era digno de confiança. Os quatro evangelhos se complementam: cada um conta alguma coisa que os outros não descreveram. São complementares e não contraditórios. Seria contraditório, no caso dos ladrões, se Lucas dissesse que o Ladrão que se arrependeu nunca havia blasfemado.

No entanto, o ladrão já tendo ouvido falar de Jesus muitas vezes (dos seus grandes milagres e dos seus ensinos) e, fazendo uma análise dos seus pecados, percebeu que era digno estar ali crucificado e de ir para o inferno. Vendo, ainda, ele o perdão e as palavras de Jesus, começou a reavaliar o seu conceito sobre Jesus e, finalmente, viu que só podia ser um profeta, alguém especial, o Messias, enfim alguém que só fizera o bem, até mesmo, na cruz. Com certeza, cria já em Deus (pois cria na existência do paraíso e, consequentemente, no inferno), mas, na cruz, percebeu o quanto estava errado e necessitava do seu perdão. E, se Jesus, sendo o Filho de Deus, e não um impostor, digno, agora, da sua confiança, só tendo feito o bem em sua vida, e estava morrendo inocentemente, ele tinha méritos para perdoá-lo e colocá-lo de algum modo no paraíso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário