sexta-feira, 7 de agosto de 2009

O Que os Acompanhantes de Paulo Viram/Ouviram?

ACUSAÇÃO DE CONTRADIÇÃO NA BÍBLIA, LISTADA POR UM CÉTICO:
1) “Conversão de Paulo: em Atos (9:7) os acompanhantes ouviram a voz mas não viram nada. Em Atos (22:9), eles viram a luz mas não ouviram nada”.

UMA RESPOSTA CRISTÃ:
Em Atos 22.9, está escrito: “E os que estavam comigo viram, em verdade, a luz, e se atemorizaram muito, sem, contudo, perceberem o sentido da voz de quem falava comigo”;

Em Atos 9.7, está escrito também: “E os homens, que iam com ele, pararam espantados, ouvindo a voz, mas não vendo ninguém”.

No entanto, no original grego (e até mesmo em várias traduções) não existe contradição entre essas duas declarações. O grego faz distinção entre ouvir um som, simples barulho (caso em que o verbo “ouvir” rege o genitivo) e ouvir uma voz que transmite uma mensagem clara (nesse caso, o verbo rege o acusativo).

ASSIM, quando colocamos as duas declarações juntas, descobrimos que os companheiros de Paulo OUVIRAM A VOZ, COMO UM SOM (algo parecido como a multidão que ouviu o som da voz do Pai falando ao Filho, em João 12. 28, 29, mas pensou que fora um trovão); contudo, aquelas pessoas NÃO ENTENDERAM A MENSAGEM, como os companheiros de Paulo tampouco entenderam.
Existe um paralelismo instrutivo aqui, entre a inabilidade de ouvir a voz como mensagem bem articulada, e a possibilidade de ver a glória do Senhor ressurreto em sua realidade, mas VENDO APENAS COMO SIMPLES LUZ fulgurante. Em Atos 22.9 diz que viram a luz, mas em Atos 9.7 deixa bem claro que NÃO CONTEMPLARAM A PESSOA que falava sob aquele resplendor.
NÃO HÁ, PORTANTO, CONTRADIÇÃO REAL ENTRE OS DOIS RELATOS!!!!

2) ACUSAÇÃO DE CONTRADIÇÃO NA BÍBLIA, LISTADA POR UM CÉTICO:

a) “Judas se enforcou? Sim, de acordo com Mateus 27:5. Segundo Atos 1:18, ele comprou um campo (ele, não os sacerdotes) mas caiu, se partiu no meio e suas entranhas se espalharam”.

UMA RESPOSTA CRISTÃ:
Em Mateus 27. 5, está relatado SEM DETALHES: “E ele, atirando para o templo as moedas de prata, retirou-se e foi-se enforcar”.

Atos 1.18, relata, AINDA: “Ora, este adquiriu um campo com o galardão da iniqüidade; e, precipitando-se, rebentou pelo meio, e todas as suas entranhas se derramaram”.

OUTRA VEZ, somente existe uma CONTRADIÇÃO quando se afirma “A” e NÃO-“A”. Se afirmamos “A” e, depois, afirmamos “B”, tem-se que afirmamos “A” + “B”.

UMA EXPLICAÇÃO razoável seria que Judas se enforcou e, depois, por algum motivo (pode ser que a corda se rompeu ou o galho quebrou), caiu de uma altura considerável (talvez o terreno no qual Judas se enforcou ficasse a beira de algum despenhadeiro ou precipício – o que não era muito incomum haver naquela região) e se despedaçou, conforme descrito com TETALHES vívidos, em Atos 1.18.
PORTANTO, as duas passagens são complementares e NÃO contraditórias.

b) O fato de Mateus, relatar (em Mateus 27. 6–10) que os sacerdotes pegaram AS MOEDAS DE JUDAS e compraram um campo para servir de sepultura para os estrangeiros, ao passo que, em Atos, se dizer que foi Judas quem havia adquirido o campo (o referido campo ficou sendo denominado Aceldama – campo de [preço] sangue – de acordo tanto com Mateus 27. 8 quanto com Atos 1. 19) NÃO é uma contradição. É simples de entender. Veja:

Judas atirou as moedas aos pés dos sacerdotes e foi se enforcar em algum campo que era de propriedade de algum cidadão daquela cidade. DEPOIS, os sacerdotes usaram as MOEDAS de prata QUE ERAM DE JUDAS (“o preço de sangue”, pelo qual entregou o seu Mestre para ser morto) para comprar aquele campo no qual Judas se enforcara e o fizeram de cemitério para os estrangeiros. Atos afirma que foi Judas quem o adquiriu, POR INTERMÉDIO, obviamente, das mãos dos sacerdotes, com o dinheiro pelo qual vendera a Jesus (ou seja, os sacerdotes compraram o campo com o DINHEIRO DE JUDAS).

PORTANTO, foi O DINHEIRO DE JUDAS que comprou ou campo, ou seja, FOI JUDAS que o comprou indiretamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário