sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Porque Deus Mandou Apedrejar Um Homem?

ACUSAÇÃO DE CONTRADIÇÃO NA BÍBLIA, LISTADA POR UM CÉTICO:
10) “Alguém considera essa atitude de Deus como ato inteligente???”: O apedrejamento ordenado por Deus de um homem por quebrar o sábado.
UMA RESPOSTA CRISTÃ:
a) O descaso com a lei de Deus pode sempre ser mais catastrófico do que o apedrejamento de um homem. Pensem, por exemplo, nas milhares de vidas destruídas pelo relativismo de quem não acredita que exista uma verdade absoluta e de que não há uma lei que deva ser obedecida de forma incondicional. Milhares de jovens se matando pelas drogas, milhares de famílias destruídas pelo relativismo. Milhões de pessoas destruídas pela fome advinda do egoísmo de alguns bilionários que pensam que não há uma lei e que não serão julgados por Deus. O exemplo do homem apedrejado por desobedecer a lei de Deus aconteceu para que as pessoas saibam que DEUS leva a sério as suas leis e requer que não sejamos relativistas quanto a devida obediência que Ele merece como CRIADOR. O homem que morreu tinha visto muitos milagres de Deus e sabia a procedência da lei no Monte Sinai, que DEUS havia feito estremecer o monte e, se Deus não punisse a sua desobediência, abriria precedentes para que a nação fizesse pouco caso da sua Palavra. E, por fim, DEUS, QUE NOS DEU A VIDA, NÃO TERIA O DIREITO DE TIRÁ-LA A QUALQUER MOMENTO?
b) PARA COMPLETAR:

"“Matar e destruir já é característica de Deus mesmo, no VT”.

Se Deus DÁ A VIDA A TODOS, Ele é o único que pode interromper a vida (direta ou indiretamente) de alguém quando bem entender na Sua infinita sabedoria e, nem por isso é injusto. Quem não pode tirar a vida de ninguém somos nós, meras CRIATURAS mortais. Só tem um homem que tem o DIREITO DE MATAR, que é JESUS:

"E o que vivo e fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Amém. E tenho as chaves da morte e do inferno." (Apocalipse 1:18). "

Se a pergunta é a mesma, a resposta também pode ser a mesma. No entanto, lembre-se: todos nós mereceríamos morrer, pois somos todos transgressores das leis divinas. Entretanto, DEUS é misericordioso. Veja:
"As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim;" (Lamentações 3:22);
Se Jesus não tivesse morrido na cruz em lugar da Humanidade, o inocente pelos pecadores, não teríamos a salvação! DEUS é sábio, justo e bom.

3 comentários:

  1. Se Deus não abriu uma exceção para aquele homem, para que a nação pudesse temê-lo e guardar os seus mandamentos, por quê hoje toda humanidade transgride os estatutos principais de Deus? Ele não poderia manter essa decisão de separar os que desobedecem e extermina-los para que hoje a humanidade o obedecesse?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiramente, o texto bíblico sobre o apedrejamento do homem relata um fato que se deu em um tempo em que Deus estava moldando a nação de Israel (Se dirigia a uma nação em particular que tinha fé em Deus, e as pessoas integrantes precisavam entender a santidade da lei divina). Hoje, estamos no tempo da graça, mas podemos conhecer através do texto bíblico referido (uma história verídica, não em uma fábula) a santidade e a justiça divinas. A história não precisa se repetir, pois basta crermos no que está escrito. Infelizmente, atos como este apedrejamento geram em nós que cremos no amor, santidade e justiça divina profundo respeito e humildade diante de Deus, mas para quem não crê gera medo e confusão, ou incredulidade na Palavra de Deus...

      Segundo, o homem foi apedrejado, mas já tinha contemplado as maravilhas de Deus de perto (não poderia ser considerado ignorante, nem inocente). Não obstante, segundo entendemos, o castigo não implicou necessariamente na perda da salvação eterna.

      Terceiro, hoje, muitas pessoas morrem por juizo divino, outros morrem por que simplesmente terminou o seu tempo (cada minuto que temos na terra é dádiva de Deus), embora o homem meramente natural não veja ou entenda as coisas de Deus.

      Quarto, se Deus fosse aplicar a todos o mesmo castigo, todos nós morreríamos, pois a Bíblia diz que todos somos pecadores, e que o salário do pecado é a morte. No entanto, a Bíblia diz que Jesus morreu por todos, satisfazendo a justiça de Deus.

      Por fim, cabe a cada um de nós ver se estamos preparados para a qualquer momento Deus tirar o nosso fôlego...

      Excluir
  2. Gostei muito da sua explicação. Estava lendo levíticos e estava muito confusa principalmente quanto a ordenamentos como apedrejar as pessoas pelos seus pecados. Acredito em um Deus justo e amoroso independente das circunstâncias.

    ResponderExcluir