sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Quantos Anjos Haviam No Túmulo de Jesus?” Um? Dois?

ACUSAÇÃO DE CONTRADIÇÃO NA BÍBLIA, LISTADA POR UM CÉTICO:
5)“QUANTOS ANJOS HAVIAM NO TÚMULO DE JESUS?” Um? Dois?

a) UMA RESPOSTA CRISTÃ:
A resposta parece simples, pois eu já me referi ao fato de que os evangelhos se completam, formando, na verdade, um só evangelho. Os quatro evangelhos, juntos, formam um “quadro” harmonioso. As aparentes contradições desaparecem com um pouco de meditação e conhecimento da cultura e expressões usadas na época.

Em Mateus 28. 2, “Maria Madalena, e a outra Maria” foram ao sepulcro e acharam a pedra que obstruía a sua entrada e viram um anjo FORA sobre a pedra que lhes dizia que Jesus havia ressuscitado. O anjo as convidou a entrar no sepulcro. Mateus não relata o que aconteceu DENTRO do sepulcro, somente diz que retiram-se apressadamente do sepulcro e foram contar o fato aos discípulos.

Marcos, em Marcos 16. 1-8, por sua vez, não relataram o que acontecera FORA do túmulo. Somente relata o que aconteceu DENTRO do túmulo. Descreve o fato que viram outro anjo assentado dentro ao lado direito do lugar onde o corpo de Jesus tinha sido colocado. O anjo DENTRO DO TÚMULO reafirmou a mesma história que elas tinham ouvido do anjo que estava FORA, assentado sobre a pedra que fora removida. E Marcos registra ainda o fato de que as mulheres saíram apressadas e não fizeram o que os anjos lhe ordenaram, pelo menos de início, pois depois iriam fazer: avisar os discípulos da aparição dos anjos.

Em Lucas 24. 1-6, registra o fato de que foram dois os anjos que foram vistos por elas: provavelmente, o anjo que lhes aparecera FORA entrou no túmulo, quando ainda estavam escutando a confirmação do outro anjo DENTRO do túmulo. Daí que viram dois anjos DENTRO do túmulo. Então, Lucas nos informa, que, por mais que as mulheres relutaram em contar a visão em um primeiro momento, depois, acabaram contando aos discípulos das suas experiências. Lucas descreve também o fato de que Pedro, ao escutar a história das mulheres, correu ao sepulcro (24. 12).

Em João 20. 1-17, foca no fato de que foi especificamente Maria Madalena que informou a Pedro de que o corpo do mestre não estava mais no sepulcro (v. 2). Informa ainda que não foi somente Pedro que correu ao sepulcro, mas também outro discípulo, João. Registra ainda que, embora os anjos não aparecerem aos dois, eles viram alguns vestígios de que Jesus realmente havia ressuscitado. Então, voltaram para casa (NÃO VENDO O MESTRE RESSUSCITADO). No entanto, Maria Madalena, inconformada e querendo ver a Jesus, volta ao túmulo do Mestre. Enquanto estava chorando e olhando para dentro do túmulo (v. 11), viu os dois anjos assentados onde o corpo de Jesus estivera, um na cabeça e outros aos pés. Foi aí então que Jesus apareceu FORA do sepulcro e falou com ela. Como ela estava chorando, e turbada com a visão que estava tendo DENTRO do sepulcro deu uma rápida olhada para o mestre e tornou a olhar para dentro (vs. 14 e 16). O conjunto desses acontecimentos e o estado psicológico de Maria não o fizeram reconhecer o mestre (ela só conseguia imaginar Jesus morto, um cadáver). Mas, como Jesus lhe chama pelo nome, volta-se e reconhece o mestre.

Marcos nos confirma esse fato de ser Maria Madalena a PRIMEIRA a ver o Mestre ressuscitado, em Marcos 16:9.

Mateus, por sua vez, nos informa, em Mateus 28. 9 que, após essa PRIMEIRA manifestação de Jesus ressuscitado a Maria Madalena, ele também apareceu para as outras mulheres juntamente com Maria Madalena (Provavelmente, as outras mulheres a seguiram até o sepulcro, após MARIA já ter o encontro com o Senhor ressuscitado e ouviram a sua história e, quando estavam voltando para casa, Jesus apareceu-lhes.). Então, entre os v. 8 e v. 9, aconteceu todo o episódio de as mulheres verem os anjos, voltarem para casa, Maria Madalena contar a Pedro a visão dos anjos, Pedro ir ao sepulcro com João, os dois voltarem para casa, Maria Madalena ir só ao sepulcro e ter a experiência com os anjos, ver a Jesus ressuscitado, as mulheres virem ter com ela no sepulcro e, finalmente, Jesus aparecer ressuscitado para elas e, mais uma vez, para Maria Madalena, agora não estando sozinha, mas com as outras mulheres (v.9).

PORTANDO, SE VÊ QUE NÃO HÁ CONTRADIÇÃO!!!

SÃO QUATRO RELATOS (TESTEMUNHOS) DIFERENTES, MAS VERDADEIROS, SOBRE OS MESMOS ACONTECIMENTOS. SE NÃO HOUVESSE DIFICULDADES, DAÍ SIM PODERÍAMOS DESCONFIAR QUE FOSSEM ENGENDRADOS POR HOMENS ESPERTOS E MAL INTENCIONADOS. NO ENTANTO, ELES SE COMPLEMENTAM HARMONIOSAMENTE SENDO TESTEMUNHOS CONFIÁVEIS DA RESSURREIÇÃO!!!

5 comentários:

  1. A bola da vez, agora, nos blogs cristãos, é o debate (nada novo) sobre a humanidade de Jesus Cristo. Era Ele 100% homem, ou não? Confesso que me despertou o desejo de rever novamente os conceitos teológicos a respeito desse assunto, que já é debatido pela igreja a mais de 200 anos. Como tu gostas de esclarecer dúvidas teológicas, sugiro esse tema (se já não tem em algum artigo); e antes que venha o pensamento de ser esse assunto demasiado fácil de responder, seguem aí algumas das dúvidas em voga nesses séculos que passaram: 1) Jesus poderia ceder ao pecado? Afinal, Deus não pode pecar, e se Jesus pecasse, entraria em colapso o universo, pois Ele é 100% Deus; 2) Se Jesus era 100% homem, deveria ter uma alma também, em seu corpo humano, como todo homem, pois o homem é trícotomo; então aí ficariam Deus, Jesus (o corpo), Jesus (a alma), e o Espírito Santo, sem falar no espírito (sopro) que unia sua alma e corpo... por isso eu, particularmente, acredito que Ele se fez "semelhante aos homens" e não igual, pois igualdade, no sentido etimológico da palavra, implica em exatidão total.

    ResponderExcluir
  2. Os dois textos são verdadeiros.Eram realmente dois anjos,a diferença esta no modo que os autores narram os fatos. Mateus se refere a um anjo falando com as mulheres isso não quer dizer que havia apenas um anjo.E Lucas fala em dois anjos. Se forem duas pessoas pra entregar algum recado pra alguém quando for passar o recado precisa as duas pessoas falarem ou apenas uma? Em mateus diz um anjo referindo ao anjo que falou com as mulheres e lucas já foi detalhado ou seja esclareceu.
    Este é o meu raciocínio tudo uma questão de ecolocação e esclarecimento dos fatos.

    ResponderExcluir
  3. Na realidade a tua explicação sobre os fatos é desconexa e contraditória, e nada esclarecedora, e simples de acabar com teus argumentos, primeiro que vc colocou como um fato totalmente humano e citou o psicológico de Maria, porém os evangelhos foram escritos cerca de 55 anos depois dos acontecimentos, segundo que vc disse que era o mesmo anjo?? Maria era cega ou vesga?? Por que eles são seres individuais e não iguais, segundo que boa parte dos fatos não foram lembrados por conta do tempo depois, porém se tudo foi inspirado pelo espirito santo, teria sido narrado da mesma forma sem margem para contradições, e vc camarada tentou justificar e não disse nada concreto, somente colocou mais contradições, e não disse coisa com coisa, nada crível...

    ResponderExcluir
  4. Na realidade falar que eram mesmo dois e que os evangelhos dizem isso é na verdade acrescentar fatos inexistentes aquilo que já esta posto.

    ResponderExcluir