quarta-feira, 5 de agosto de 2009

DEZ RAZÕES PARA DEUS TER PERMITIDO A ESCRAVIDÃO

"Me diga qual Deus decente aceitaria escravidão???"

DEZ RAZÕES PARA DEUS TER PERMITIDO A ESCRAVIDÃO:

PRIMEIRA, a escravidão, por incrível que pareça, foi um avanço na história humana. Isto porque a escravidão, nos tempos antigos, substituiu outra prática comum de guerra, a de os vencedores destruírem ou eliminarem todos os inimigos vencidos.

SEGUNDA, permitindo Deus que os israelitas comprassem escravos nos mercados de escravos, Ele estava incentivando a inversão da prática de extermínio cruento por uma prática menos violenta, a da escravidão (José, por exemplo, estava para ser morto pelos seus irmãos, mas, na expectativa de o venderem como escravo por vinte moedas de prata, eles não o mataram).

TERCEIRA, com a escravidão, havia a possibilidade (como há vários exemplos) de os vencidos, se tornando escravos, serem, com o tempo como um empregado ou, até mesmo, se cativasse a família, como um familiar (exemplo de Eliezer, escravo de Abraão, que se tornou tão amigo de Abraão que era quase como se fosse um filho ou membro da família).

QUARTA, no AT, Deus permitiu a compra de escravos que, em muitos casos, JÁ eram escravos (a situação deles não piorou). No NT, o cristianismo alcançou milhares de escravos com sua mensagem salvívica, que já eram também escravos, os quais, por mais que continuassem sendo escravos, aprendiam, agora, a amar os seus senhores (Quando se faz as coisas com amor, tudo se torna bem mais fácil. Agora, tinham uma esperança de vida eterna e um exemplo de amor, humildade e vitória em Jesus, o seu Salvador).

QUINTA, Deus permitiu que os israelitas se tornassem também escravos para que, sofrendo na pele o que era ser escravo, fossem mais sensíveis, simpáticos para com os escravos depois ("Como um natural entre vós será o estrangeiro que peregrina convosco; amá-lo-ás como a ti mesmo, pois estrangeiros fostes na terra do Egito. Eu sou o SENHOR vosso Deus" (Levítico 19:34).

SEXTA, Deus preferia que, ao invés de aqueles escravos servissem aos gentios, que eram muito piores senhores, sem misericórdia (deve-se lembrar o exemplo dos egípcios, que sepultaram sob as pirâmides milhares de escravos vivos). Ser escravo de um israelita era melhor, em geral, do que ser escravo de um Assírio, por exemplo (os assírios são famosos pela sua violência e crueldade).

SÉTIMA, Deus tinha o propósito de que os escravos fossem influenciados pela fé, amor, justiça dos israelitas (o povo de Israel, para o seu tempo, deveria ser a nação mais justa, santa, benigna, bondosa de todas as nações sobre a Terra - embora houvesse várias exceções), pois Deus os estava moldando como uma nação modelo para o mundo.

OITAVA, Deus não trabalha como trabalha o homem. Se Jesus viesse para fazer uma revolução social com armas, derramamento de sangue, mortes, criando raízes de ódio e vingança, também morreriam muitos inocentes (filhos de senhores, os próprios escravos e suas famílias). Além do mais, Deus amava não só os escravos, também os senhores, que estavam na dureza e cegueira dos seus corações e precisavam também da salvação eterna. Jesus mudou o mundo, sim, pelo seu supremo exemplo de amor e de perdão, deixando um clima que era propício a uma construção de um mundo melhor e mais justo.


NONAGÉSIMA, Deus trabalhou na vida de pessoas e de nações, por intermédio da derrota e da escravidão (como uma vara), para quebrantar o orgulho, também, com intuito de livrá-los desse terrível mal que é se achar superior aos outros e para que viessem a se arrepender dos pecados que cometeram (o próprio povo “eleito”, Israel, foi paciente desse tratamento por Deus, pelo menos três vezes).

DÉCIMA, embora Deus tenha permitido a escravidão, assim como o divórcio foi permitido pela lei de Deus dada por Moisés, mesmo contra a vontade diretiva de Deus, ela foi PERMITIDA, ou tolerada, por Deus e não representa o ideal de Deus para a humanidade, mas é a vontade permissiva de Deus (a escravidão é um fruto do pecado que trouxe, entre outros males, a escravidão). Assim como a escravidão de José, que, embora fosse resultado da maldade dos seus irmãos que o venderam, foi utilizada por Deus para trabalhar na vida de José, o qual, por final, perdoou os seus irmãos e os sustentou durante a grande fome. Deus usa as misérias humanas com sua Sabedoria Suprema, para próprio bem da Humanidade!!!


PORTANTO, no AT, Deus salvou escravos da morte física por intermédio de seus senhores que os compravam, não permitindo que fossem mortos. No NT, Deus salvou os senhores da morte espiritual por intermédio de seus escravos (Não esquecendo que os escravos eram alcançados por Cristo JÁ escravos. Deus não piorou a sua situação, pois eram escravos tristes, infelizes, sem paz e esperança, com ódio de seus senhores e, depois de aceitarem a Cristo, era ainda escravos, mas, agora, com amor, esperança, alegria da salvação, fazendo tudo com amor – o que fazia a sua vida bem melhor do que antes).

GLÓRIAS A DEUS PELO SEU AMOR E SABEDORIA!!!

7 comentários:

  1. Caramba...parabéns para o autor.

    Nunca vi tanta baboseira escrita em tão poucas linhas. Uma façanha invejável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deus tenha misericórdia de você meu irmão. Se depois de uma explicação dessas você continua a duvidar Dele...

      Excluir
    2. Concordo plenamente!!!

      Excluir
  2. Glória pelo que? Amor? Um bicho oni-potente permite isso e voce acha que tá tudo certo? Cara.. acorda... ou alice... vc não tá num conto de fadas!!

    ResponderExcluir
  3. A palavra-chave aqui é "permitiu". Não criou, nem incentivou. Apenas "permitiu" que a humanidade seguisse seu curso, o que está inserido no conceito de livre-arbítrio. Aliás, Deus permite que todos sigam seu próprio desejo, dando, porém, sempre, a oportunidade de mudar de direção (a CONVERSÃO). Inclusive, Deus legislou sobre o assunto escravidão no Pentateuco, dando diretrizes muito mais humanas à serem seguidas pelos Judeus nesse quesito do que na maioria dos povos. E se Deus não permitisse a escravidão? E se também não permitisse a possibilidade de realizarmos tantos outros atos que são repulsivos e pecaminosos aos Seus olhos, como a prostituição, a mentira, o roubo, e outros mais? Imagine você caminhando em direção à uma casa noturna, planejando passar alí algumas horas de satisfação, quando derrepente aparece em sua frente um anjo do Senhor e diz: "Se deres mais um passo adiante, certamente morrerás!" E você perguntaria: "E porque me mataria?"; o anjo então diria: "Deus abomina a prostituição, e assim como a prática de qualquer outro pecado, sua punição é a morte..."; A pergunta imediata que você faria seria: "Que fim levou o livre-arbítrio? Minha liberdade de escolha? E se eu não quiser ser fiel a Deus? Serei obrigado a isso?" Esse quadro imaginário mostra que, por força do livre-arbítrio, os homens podem seguir com suas vidas como quiserem, sendo guiados pelo ACASO, e não pela mão de Deus. Se alguém sair com uma pessoa, e depois manter relações íntimas com ela, não se protegendo conforme a medicina aconselha, está então rodando a roleta do acaso... SE a pessoa em questão tiver HIV, por exemplo, o "alguém" dito acima se condenou à morte... SE a pessoa não for Soropositiva, hoje ele escapou... até arriscar denovo amanhã ou depois... MAS SE for um servo de Deus, não irá aonde Deus não aconselha ir... e então não estará na mão do acaso, mas guiado por Deus em suas ações, livrar-se-á do mal. Porém SE acontecer de surgir nele um câncer, que não é contraído por vontade ou decisão de ninguém, poderá talvez morrer; e se morrer, com certeza de salvação e retidão de vida, será, como o mendigo Lázaro da Bíblia, levado pelos anjos ao céu. MAS, se for a vontade de Deus que viva, por estar nas mãos Dele, Deus poderá agir SOBRENATURALMENTE, livrando-o miraculosamente da doença, para o espanto dos médicos... mas, se não serve a Deus e é guiado pelo ACASO, só tem a medicina humana para confiar; e, se esta o desenganar...
    Vemos então duas vontades em Deus: a PERMISSIVA (que permite que você siga o curso que quiser na vida) e a PERFEITA (que deseja conduzí-lo ao céu); Então, Deus não ama a escravidão, e não a instituiu; assim como não ama o adultério, nem a mentira, nem o roubo, como dissemos acima... mas, deixa a humanidade seguir seu curso, seu livre-arbítrio. Porém, sempre está batendo na porta do coração, esperando que o deixem entrar, mas por vontade própria, e não por obrigação; caso contrário, aí sim, Deus seria um tirano...
    Martielo, PoA.

    ResponderExcluir
  4. A evolução da humanidade é extremamente lenta e desigual de povo a povo e de lugar a lugar. A escravidão sempre foi e sempre será uma brutalidade, uma instituição perversa que transgride um dos mais importantes direitos do ser humano: a liberdade.
    Povos antigos, em geral não possuíam essa noção e, mesmo no passado histórico relativamente recente dos Estados Unidos (fortemente protestantes) e da América do Sul (fortemente católicos) a prática hedionda da escravidão era tolerada, incentivada e apoiada, inclusive com base nos credos dos “Senhores”.
    O nome de Deus foi utilizado para manter o “status quo” tanto em relação aos israelitas citados na Bíblia quanto em todas as sociedades que faziam do trabalho escravo uma prática econômica e social constante.
    Cumpre questionar se realmente todas as palavras da Bíblia são referências absolutas ou se fazem referência a práticas sociais e econômicas vigentes à época, onde a etapa evolutiva daquelas sociedades comportava esse tipo de coisa, que, na medida em que a civilização foi evoluindo, começaram a ser abolidas.


    ResponderExcluir
  5. Sr. anônimo...Tenho certeza que você tem um pecado de estimação, pelo qual mente, engana e morre por ele, enfim se torna escravo dele. Mesmo assim Deus o ama e lhe perdoará se arrepender - se verdadeiramente. Eu, como todos sou contra a escravidão, tal motivo de estar lendo este blog, mas nem você nem ninguém poderá entender, como a sabedoria do criador esta além de nossa imaginação. E´normal termos raiva do que não entendemos ou desconhecemos, mas se você tentar pelo menos uma vez buscar conhecer esse Deus maravilhoso, daí poderá opinar. Ja fui do mundo e conheci essa incredulidade, hoje abri os olhos, e só quero, penso e tento amar, pois o único caminho meu amigo é o amor, e só Deus pode lhe ensinar e trabalhar isso. Orarei por você...abraços

    ResponderExcluir